Hoje, em mais um final de semana do nosso Especial Lucca, vamos falar sobre um ponto turístico da cidade, podemos dizer assim, bastante curioso. É a Torre Guinigi. Pronuncia-se o “gu” e depois o “i”, separadamente.
Muito famosa e conhecida por ser a “Torre das árvores”, ela faz parte do complexo, compreendido pelo palácio, ela (torre) e uma vila que hoje em dia é um museu, que antes pertencia à família Guinigi e atualmente faz parte da história e dos pontos turísticos de Lucca.
A família Guinigi foi, durante o século XIII, uma das famílias mais poderosas de Lucca, chegando até a liderar a cidade por um certo período. Eram dela as mansões entre as Vias Sant’ Andrea e Guinigi, que até hoje preservam, intacta, sua aparência medieval em estilo românico-gótico.
Como era comum naquela época, as famílias ricas da cidade sempre faziam junto às suas propriedades, grandes torres para mostrar todo o seu poderio. No início a Torre Guinigi não possuía as árvores tão características dela hoje em dia. Somente por volta dos anos de 1300 é que as árvores foram plantadas lá em cima para dar um aspecto refinado em uma das casas, já que ela não era a única torre existente na cidade.
Opa! Eu disse árvores? Assim, no plural? É isso mesmo. Lá em cima você encontrará um pequeno jardim onde alguns carvalhos foram plantados, aproximadamente 7. Mas olhando lá de baixo ou em fotos feitas de fora para dentro, a impressão que se tem é que lá em cima há apenas uma grande árvore que cobre todo o seu topo. Hoje ela é considerada símbolo do Renascimento.
A Torre tem 45m de altura. E para subir não há mistério. São 25 lances de escada, totalizando 225 degraus. Todos fáceis de subir, pois são largos e nada íngremes. Somente no final da subida é que os antigos degraus deram lugar à uma estrutura de ferro que completa a subida ao topo da torre e são um pouco menores que os originais que ainda existem em boa parte da subida.
E para quem acha que essa subida é muito trabalho por nada aí vai a compensação. Lá de cima além de poder admirar toda Lucca antiga com suas muralhas, torres, anfiteatro e catedrais, há também a paisagem das montanhas que circundam os horizontes Luccheses. Ao noroeste, os Alpes Apuanos; Os Apeninos para o nordeste e Monte Sul Pisano
Além, é claro, de ser agraciado com uma boa sombra e frescor dos ventos para poder admirar toda a espetacular paisagem Toscana com todo a calma que o momento merece.
Para terem uma ideia de como é estar na Torre e a vista que se tem de lá, entrem no site Italy Guides que tem algumas fotos em 360º da Torre, de Lucca e outras cidades italianas.
A Torre Guinigi está localizada na Via Sant’Andrea, 45 Tel.336 203221 – 0583 316846
Horário de Abertura:
Março: de 9 às 19h
Abril/Maio de 9 às 21h
De Junho até 15 de setembro de 9 às 00h
De 16 setembro a 31 outubro de 9 às 21h
De novembro a fevereiro de 9.30 às 18h