Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

Descobrindo Poppi

POPPIPercorrendo as estradas da Toscana, várias vezes avistava ao longe algumas vilas. Via lá em cima das colinas um castelo com seu muro e ficava pensando o quão sonhador seria a cidadezinha. Foi numa dessas viagens que conheci minha querida Monteriggioni.

Então hoje vamos viajar por uma de suas pitorescas vilas. Vamos nos permitir voltar ao passado, entrar em seus muros e conhecer seu castelo.

Poppi, tão pequena quanto seu nome, 96,9 km², está localizada na província de Arezzo a 40km a leste de Florença, tem sua extensão desde do cume dos Apeninos até o vale do Arno. Está no centro de uma colina com terraço a 437m de altura, que compreende a planície  do Campaldino e do vale do Arno Superior. Surgiu como um feudo dos condes Guidi de Battifolle, em 1191, que mais tarde se tornou um assento Vicariato.

Castello dei Conti GuidiPoppi está na lista das mais belas aldeias da Itália, pois preserva intacta sua arquitetura do centro medieval. A estrutura fortificada remonta do ano de 1200 quando foi residência nobre dos Guidi. A vila tem uma particular forma de “L”, começa no castelo e termina na Abazzia de San Fedele. Dois lugares imperdíveis de visitar.

O Castello dei Conti Guidi, ou Castelo de Poppi, é um palácio acastelado que externamente muito se assemelha ao Palazzo Vecchio de Firenze. Em seu pátio interior vemos escadas que levam a grandes quartos, a um salão de baile e também ao topo da Torre, onde podemos admirar uma das mais belas vistas da região. Em sua capela podemos encontrar os afrescos de Taddeo Gaddi, discípulo de Giotto. O castelo ainda abriga uma biblioteca com 25 mil volumes Riliana e mais de mil manuscritos e incunábulos antigos.

abbazia di San FedeleOutro ponto turístico é a Abazzia de San Fedele. Sua estrutura arquitetônica é do século XIII. Nela encontramos inúmeras obras de arte, tais como: um crucufixo de Giotto, um grande painel do século XIV da Madonna con bambino S. Giovannino , atribuídas a Filippino Lippi, e também pinturas de Jacopo Ligozzi, Portelli, Davanzati, Francesco Morandini e Solosmeo.

Outros locais interessantes são: a igreja dedicada a São Marco e Lorenzo e o Oratório da Madonna del Morbo, construção hexagonal do século XVII.  E o Centro Histórico que é incomum na Toscana, pois sua arquitetura apresenta longas arcadas em suas ruas principais. Ao centro encontramos a  Piazza Amerighi, com o oratorio della Madonna del Morbo (sec. XVII).

Todo ano, em agosto, é realizada na cidade  o “IL GUSTO DEI GUIDI”, um interessante evento dedicado ao vinho toscano e alimentos típicos Casentino.

Visite Poppi e volte no tempo!!

* Fotos de Alessandro Ferrini – site Comune di Poppi

Descobrindo Poppi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo