Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

Teatrino di Vetriano

Nos Apeninos que tocam Lucca, em Vetriano, há uma pequena joia a ser descoberta. 71 metros quadrados, 60 lugares na plateia e 20 em dois andares de balcões: os números deste antigo celeiro nas montanhas de Lucchesia, transformado em teatro no final do século XIX e tão pequeno a ponto de ser credenciado pelo Guinness World Records Book . Estamos falando do Teatrino di Vetriano, o menor teatro historico publico do mundo.

Sua história remonta a 1889, quando o engenheiro Virgilio Biagini confiou à pequena comunidade um celeiro para servir de teatro. Os habitantes, na sua maioria camponeses, acolheram com grande simpatia a doação, dando vida a uma “Società Paesana”, que em seu inicio era composta por apenas 18 investidores, que se tributava com um pagamento único de 2 liras e mais 50 cêntimos por mês para construir o teatro mais mão-de-obra até a conclusão da obra.

Graças à laboriosidade dos habitantes, o teatro foi construído em apenas um ano e em 1890 o palco, emoldurado por decorações neoclássicas, foi capaz de receber as primeiras apresentações. Eram principalmente obras em prosa e comédias musicais, muitas vezes escritas e interpretadas pelos próprios moradores, que tinham que trazer suas cadeiras de casa para desfrutar dos shows. Mais tarde a atividade se intensificou e o teatro logo se tornou uma referência para toda a região.

Com o passar dos anos, com o desaparecimento da Sociedade Paesana, muito em decorrencia da Segunda Guerra Mundial, que foi um periodo de falência e fuga de alguns de seus investidores, o Teatro caiu no abandono e ficou inutilizável. Longas dividas contribuiram para que parte do seu terreno fosse cedida à camara municipal da cidade. Até que, em 1997, os herdeiros do Engenheiro Biagini recorreram à FAI (Fondo per l’Ambiente Italiano), cedendo sua cota de teatro para cuidar dele.

Após uma cuidadosa recuperação sob supervisão da Diretoria dos Fundos de Recuperação de Monumentos da Itália, iniciou-se um trabalho de restauração importante, liderado pelo arquiteto William Mozzoni, que conseguiu concluir as obras em 2002. Algumas peças raras e originais foram recuperadas completamente, ao mesmo tempo em que novos espaços e acessórios foram obtidos graças a colaboração dos vizinhos.

Finalmente, em 2003, após passar por períodos conturbados, o Teatrino voltou à vida e hoje recebe brilhantes companhias teatrais de comédia, ópera e eventos para um público que não pode ultrapassar 85 pessoas e, assim, retomou o titulo de menor teatro do mundo. Atualmente, abriga eventos em colaboração com a Academia de Teatro Ala Escala e ainda é visitado por turistas de todo o mundo.

Hoje é possível admirá-lo como era no final do século XIX, com um palco de cinco metros e meio de profundidade e largura, e uma bela cortina pintada. Instalado sob o teatro, é possível admirar dois camarins para maquiagem, uma alfaiataria e um pequeno depósito de fantasias.

Foi doado à FAI pelos herdeiros Biagioni e concedido em concessão pelo Município de Pescaglia, em 1997

  • Fonte site do FAI (Fondo perL’Ambiente Italiano)
Teatrino di Vetriano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo