Se você gosta de Arte Contemporânea não pode deixar de visitar, o magnifico Parque de Arte Enzo Pazzagli em Firenze. Deixe um dia ou uma tarde para relaxar e apreciar e relaxar nesse lugar.
Considerado um dos parques mais importantes de arte contemporânea da Toscana, se estende por dois hectares ao longo da margem do rio Arno e abriga mais de 250 obras do Mestre Enzo Pazzagli, autor do símbolo ‘Pegaso’ da Região da Toscana, entre elas “Os três Arlequins”, datado de 1966.
Encontramos também obras de Guasti e algumas vacas do “Desfile da Vaca”. Também estão em exibição as “Flores Fotovoltaicas” do Arco. Massimiliano Silvestri, combinação de arte e tecnologia, funcionalidade e estética.
O parque em si é uma verdadeira obra de arte, 300 cipestres dão forma a obra “Lá Trinitá”, que formam três faces, uma das maiores esculturas vivas do mundo que pode ser melhor vista olhando de cima (você pode encontrar a obra no Google Earth), mas também é agradável passear por entre as árvores.
Amado por fotógrafos, artistas e famílias é um local agradável para passar o dia de folga, muito procurado para caminhadas entre a arte e a natureza, visita guiadas, piquenique, relax e eventos. Fica aberto durante o final de semana para o publico em geral e em dias de semana pode abrir por reserva para grupos e grupos escolares.
Para as famílias há inúmeras atividades, eventos, oficinas. Os pequenos podem aproveitar a exibição de algumas obras concedidas pela Fundação carnavalesca de Viareggio.
Há também uma área de jogo com balanços, escorregas e um grande dragão inflável, entre outros brinquedos.
É possível fazer um piquenique no parque levando a sua própria comida, assim como fazer comemoração de aniversários.
Em caso de mau tempo, as atividades podem ser realizadas em uma grande tenda. Durante o verão o Parque abre principalmente à noite nos finais de semana com eventos, cineforums e visitas guiadas, aproveitando o frio da noite.
Desde 2018, a Associação EcoRinascimento administra o Parque de Arte Pazzagli, em Florença, arrecadando fundos para sua manutenção e promoção. O Parque é um excelente exemplo de reurbanização urbana realizada através do Art. O maestro Enzo Pazzagli criou o Parque comprando e transformando uma área verde não cultivada em jardim, galeria, museu, laboratório artístico, espaço para eventos culturais e recreativos.
Com o EcoRinascimento o Parque manteve sua função de museu e laboratório artístico, sediará exposições temporárias, eventos culturais e recreativos e uma área dedicada à sustentabilidade e à ecocidade.
O parque está localizado na Via Sant’Andrea a Rovezzano, 5- Firenze
COMO CHEGAR LÁ:
Da rodovia A1 – Saída em Firenze Sud, continuar no entroncamento, após a ponte sobre o rio Arno, virar à direita na Viale Generale Dalla Chiesa, e no final da avenida na curva rotatória para a primeira direita, descer a estrada onde há um estacionamento em frente a uma vila rosa, à direita da vila há um grande portão com a estátua de Pegasus… você chegou.
Se você vem de FiPiLI, uma vez em Scandicci pegue a autoestrada em direção a Roma, saia em Firenze Sud, alcance Viale Generale dalla Chiesa e siga a mesma rota descrita acima.
Ônibus: Da Estação Firenze SMN ou Piazza San Marco, pegue o ônibus 14A Girone, pare “Aretina S’Andrea”, e saia das escadas em frente ao Parque.
Ciclovia no Arno: você pode chegar ao Parque ao longo da bela ciclovia ao longo do rio Arno que do centro da cidade vai em direção ao Girone, saindo em Sant’Andrea a Rovezzano, nas escadas da Via della Mulina di Sant’Andrea.
ESTACIONAMENTO:
Estacionamento grande no viaduto que vai em direção a Il Girone-Pontassieve. Depois de estacionar, desça as escadas, caminhe ao longo da passagem férrea, e você sairá em frente à entrada do parque.
Para melhor consultar os horários de abertura do mês entre no site oficial http://ecorinascimento.com/informazioni-orari-come-arrivare-cosa-fare/
*Fonte e Fotos: ecorinascimento.com