Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

A encantadora Bolgheri

Muito conhecida por enófilos pelos seus rótulos de vinhos renomados, mas desconhecida como vila pela maior parte dos brasileiros que visitam a Toscana, essa é Bolgheri, uma pequena cidade localizada no município de Castegneto Carducci, província de Livorno com aproximadamente 400 habitantes.

Bolgheri faz parte da Costa Etrusca da Toscana, roteiro que inclui as inúmeras ruínas desse povo que povoou a região antes dos romanos.

Chegar na cidade já é um encantamento em si. A estradinha que nos leva ao borgo é margeada pelos lindos ciprestes que tanto vemos nas fotos de revistas de turismo e nas lindas de cenas de filmes. A famosa Via dei Cipressi.

E quando você finalmente chega é como entrar em um contos de fadas. Da vontade de se perder por horas observando seus pequenos detalhes. Respirando aquele ar de magia. Você se transfere para outra época, outros sonhos.

O borgo tem alguns pontos turísticos. Encontramos a pequena Igreja de San Sebastiano com seu estilo neogótico, erguida no final do século XIX. O brasão acima da entrada é da família dela Gherarsesca, nobres da república de Pisa muito conhecida pela história dos Toscanos.

E também as capelas romanas de Santi Jacopo e Cristoforo e a de Sant’Antonio em estilo barroco. Além do oratório de San Guido construído em 1686 por Simone dela Gherarsesca em comemoração da libertação de Budapeste dos turcos.

Oratório de San Guido

Uma curiosidade é o Oasi di Bolgheri, uma área de 500 hectares, perto do centro da cidade, onde encontramos uma reserva de vida selvagem. Fundado em 1959 pelo Marquês Mário Incisa dela Rocchetta, foi um dos primeiros oásis privados da Itália.

O Castello de Bolgheri infelizmente hoje em dia é uma propriedade privada e não abre para visitação.

Outros encantos de Bolgheri, mais propriamente para quem gosta de apreciar um bom vinho, são suas vinícolas, várias abertas à visitação. Entre eles os famosos DOCS e o pai dos Super toscanos, o Sassicaia.

Antes de terminar esse post eu não poderia deixar de falar da Nonna Lúcia. Avó do grande poeta italiano Giosué Carducci foi imortalizada, juntamente com a cidade, pelo neto em várias de suas poesias. A estátua em sua homenagem foi feita anos após a sua morte. Nonna Lúcia faleceu em 1842.

*Fotos gentilmente cedidas por Daniela Andreini

A encantadora Bolgheri

0 pensou em “A encantadora Bolgheri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo