Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

Lavanda na Toscana

Quando pensamos em Campos de Girassóis pesamos imediatamente na Toscana, mas e quando pensamos em campos de lavanda o que normalmente nos vem logo à mente, La Provence na França? Sim, claro! Lá tem campos magníficos! Mas se eu te disser que na Toscana há uma vasta área com belíssimos campos de lavanda? Vamos conhecer um pouco?

É a região dos vales das Collinas Pisanas, entre Casciana Alta e Castellina Marittima, passando da Pieve di Santa Luce e Orciano Pisano, lugares por muitos desconhecidos, mas com uma beleza inigualável que encontramos esses oásis que mexem com nossos sentidos. Lugares perfeitos para meditar, tirar fotos ou simplesmente se perder entre seus aromas e cores.

A lavanda tomou o lugar do trigo se tornando não só um atrativo do turismo rural, mas também uma grande oportunidade para as empresas do setor agrícola. O cultivo da lavanda com métodos orgânicos e biodinâmicos começou graças a um projeto financiado pela Região da Toscana com fundos europeus com o duplo objetivo de criar uma cadeia produtiva de ervas medicinais para transformação em valiosos óleos essenciais e iniciar um modelo de desenvolvimento turístico sustentável baseado na autenticidade dos valores e recursos do território.

A composição química da lavanda é muito complexa e possui diversas propriedades terapêuticas, entre elas temos as propriedades anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, antirreumática, antiespasmódica, cicatrizante, inseticida e tônico. Por isso seus produtos são muito procurados, não só para perfumar como também para “curar”.

Final de julho é a época da colheita, onde as lindas flores se transformam em óleos essenciais preciosos para serem usados como suplementos, perfumes, sabonetes e muito mais. Mas antes dessa data esses campos ainda floridos podem ser visitados. Nos dezoito hectares de pura beleza e magia agricultores e produtores estão prontos para receber seus clientes para contar e mostrar todos os passos de seu trabalho, desde a colheita, passando pela destilação a vapor até a realização dos óleos essenciais com propriedades benéficas à saúde.

A experiência pode ser ainda mais inesquecível. Aproveite a maravilha do local e faça um lindo passeio fotográfico. Ou se gosta de pedalar, que tal um passeio de bicicleta por entre as flores? E o que dizer de uma massagem relaxante dentro desse paraíso de cores e aromas? Se puder não deixe de apreciar o lindo pôr do sol deste lugar.

Fotos: Campos de Lavanda em Santa Luce – Crédito: Christian Bernardinelli

Lavanda na Toscana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo