Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

A lenda da Befana

Befana, que vem de Epifania (do grego ἐπιφάνεια, epifaneia) através bifanìa e Bethany, é uma figura popular festividade ligada ao Natal, típico de algumas regiões italianas que depois se espalhou por toda a península italiana, mas é menos conhecida no resto do mundo. Segundo a tradição, é uma mulher muito velha vestida em trapos voando em uma vassoura, para visitar as crianças na noite entre 5 e 06 de janeiro (a noite do “Epifania) e encher as meias deixadas por eles especialmente pendurada na lareira ou perto de uma janela; geralmente, as crianças que durante o ano foram boas receberá doces, doces, frutas secas ou pequenos brinquedos. Caso contrário, para quem não se comportou bem estará cheia com o carvão.

De acordo com uma versão cristã, ela é uma lenda que remonta ao século XII. Os Reis Magos, que, indo a Belém para levar presentes para o Menino Jesus, incapazes de encontrarem o caminho, perguntaram a uma senhora idosa. Apesar da insistência dos magos, em segui-los para visitar o pequeno, a mulher não aceitou acompanhá-los. Mais tarde, arrependida de não ter ido com eles, preparou uma cesta de doces e saiu de casa para procurá-los, mas não os encontrou. Então ela parou em cada casa que encontrou ao longo do caminho, dando doces para as crianças que conheceu, na esperança de que um deles fosse o pequeno Jesus. A partir de então se voltaria para o mundo, dando presentes a todas as crianças, para ser perdoada.

As crianças começaram em seguida, a colocar os sapatos e / ou meias para fora da entrada da casa, porque iria servir como um substituto durante as andanças da velha; mas, se não for necessário, ela iria deixá-las lá, apenas preenchido com doces.

Na Toscana é comum que as pessoas enfiem a cabeça sob a lareira e pela chaminé tentam ver as estrelas, apenas a pessoa que conseguir pode desarrolhar o vinho novo, significando que o ano será bom.

Em certas cidades entorno de Lucca, embora a Befana seja uma velha fada que voa em uma vassoura e joga balas pelas chaminés na noite de 5 de janeiro, é mostrada a criança uma pessoa vestida como Befana. Ela entra nas casas para dar os presentes que os pais tenham entregados a ela antes da festa. Em frente à porta da casa é colocado um cesto onde a Befana coloca o presente para as crianças. Sua chegada é esperada pois ela vem acompanhada por alguns assistentes, chamados Befanotti, que soam os sinos para anunciar a sua passagem. Às vezes eles também tem um asno junto ao grupo. Quando ela entra nas casas é oferecida uma bebida e algo de comer, biscoitos ou chocolates. Depois ela vai até as crianças e faz as perguntas para saber se eles eram bons, e entrega os presentes. Muitas crianças sentem medo da Befana e nem se atrevem a responder alguma coisa. Finalmente ela e seus ajudantes saem da casa e voltam ao seu caminho em direção à outras. Nessa ocasião os Befanotti cantam:

“Siamo a 5 di Gennaio
la Befana è  qui presente
O di casa buona gente
Favorite la Befana”

Depois de recebidos  pelas pessoas os Befanotti cantam:

“La Befana vi ringrazia
che l’avete favorita,
Dio vi dia una lunga vita.
Brava gente state sana,
vi ringrazia la Befana”

Outros cantos Populares:

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
con le toppe alla sottana
Viva, Viva La Befana!

__________________

La Befana vien di notte
Con le scarpe tutte rotte
Col vestito alla romana (o in altra versione: col cappello alla romana)
Viva, Viva La Befana!

__________________

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
attraversa tutti i tetti
porta bambole e confetti

___________________

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
se ne compra un altro paio
con la penna e il calamaio

A lenda da Befana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo