Esse post de hoje é para quem curte conhecer a cultura local. Que tal “voltar no tempo” e participar de um festival medieval na Toscana em uma aldeia encantadora?
Pois é, estar no verão na Toscana é como se o tempo retrocedesse. Inúmeras cidades e vilas celebram suas tradições com encenações e festivais medievais.
Vamos falar de algumas delas:
Monteriggioni di Torri di Corona
Monteriggioni di Torri si Corona, ou seja, Monteriggioni coroado por torres. É um festival que acontece em julho por dois fins de semana prolongados consecutivos. É um dos eventos mais populares da cena toscana e a localização é simplesmente perfeita! Os visitantes podem trocar euros na moeda local usada durante a Idade Média, a “Grosso”, para comprar comida e bebida no castelo. Nas ruas há artesãos, pessoas vestindo trajes medievais, cavaleiros, dançarinos, músicos.
Balestro del Grifalco
O Balestro del Grifalco acontece duas vezes por ano em Massa Maritima no quarto domingo de maio e depois em 14 de agosto. Durante este evento, 24 arqueiros competem, 8 para cada um dos Terzieri em que a cidade está dividida. O besteiro vencedor receberá o presente de uma flecha dourada simbólica, enquanto seu Terziere é premiado com o ” drappellone ” (bandeira medieval) de seda pintada.
Volterra AD 1398
Durante o 3º e 4º domingo de agosto a cidade de Volterra fica animada por cavalos de guerra, cavaleiros, nobres, damas, artesãos e mercadores, pessoas comuns e camponeses, malabaristas de bandeiras, os chamados sbandieratori, e besteiros, músicos e bufões para trazer de volta a misteriosa atmosfera da Idade Média para Volterra. A cidade do alabastro oferece um programa muito especial com jantares medievais, visitas guiadas e, claro, torneios de besta e porta-bandeiras.
Medievalis
De 17 a 20 de agosto a cidade de Pontremoli (Massa-Carrara) recebe Medievalis , um evento que comemora a chegada de Frederico II a Pontremoli em 1226. Quatro dias de duelos, exposições de falcoeiros, jantares com pratos e bebidas tradicionais, shows de sbandieratori , danças medievais e sobretudo o “Desafio da Cortina di Cazzaguerra”: um torneio diário onde os três bairros históricos (Sommoborgo, Immoborgo e Contado) se desafiam em diferentes jogos, no final dos quais o Palio será entregue a Contrada vencedora.
Bravio delle botti
Montepulciano no ultimo domingo de agosto apresenta o “ Bravìo delle Botti ”, uma competição tradicional entre os oito distritos que competem em rolar barris de 80 kg em uma colina de 1800 metros. Para cada equipe, dois homens percorrem o centro histórico empurrando os barris até chegar à linha de chegada nos degraus do Duomo na Piazza Grande.
Curiosidade: o nome Bravìo vem de “Bravium” que se refere à imagem sagrada de San Giovanni Decollato retratada em um pano. A equipe que vencer a competição, o recebe de prémio.
Palio dos Arqueiros
Pescia, nos arredores de Pistoia, celebra suas origens com o Palio dos Arqueiros . Nele participam os 4 bairros da vila (Ferraia, S. Maria, S. Michele e S. Francesco). Do final de agosto até o primeiro fim de semana de setembro, é possível saborear a comida local e assistir às competições, os shows de sbandieratori e malabaristas. Também acontece o concurso de beleza para a dama medieval mais charmosa e é possível jogar no torneio “Ball to the Basket “. Pinóquio dá um tom infantil no meio do evento para a alegria das crianças.
Festival Medieval
Desde 1996 a cidade de Viscopisano promove no início de setembro, o Festival Medieval. Seu fascinante centro histórico mergulha no passado graças a belos trajes e decorações e eventos que relembram o passado. A praça em frente ao Palácio Pretoriano do século XIV é o local de um famoso jantar medieval que lembra as tradições antigas, desde as receitas dos pratos que você pode saborear até as regras do galateo, ou seja você come com as mãos, talheres não são permitidos.
Palio dela Balestra
No segundo domingo de setembro acontece em San Sepolcro a disputa histórica entre os besteiros de Sansepolcro e Gubbio. Cercado pelos belos palácios renascentistas da Piazza Torre di Berta em Sansepolcro pela manhã o arauto, seguindo os antigos costumes, lê as regras do desafio aos rivais de Gubbio. À tarde, após a benzedura das armas, os besteiros das duas cidades entram na praça anunciados pelo rufar dos tambores e o som das trombetas, os sbandieratori lançam ao ar as bandeiras coloridas, todas representando o bairros antigos. Os arqueiros das duas cidades se alternam e competem em seus trajes renascentistas e no silêncio que é quebrado apenas pelos golpes bruscos das flechas que cravam no alvo de madeira.
Giostra del Saracino
Em Arezzo duas vezes por ano, junho e setembro, acontece a Giostra del Saracino. Durante a Idade Média era tido como um exercício militar e foi reformulado em sua forma atual no ano de 1931. Cada bairro da cidade (“Quartieri”) tem uma equipe de cavaleiros que, armados com lanças, tentam vencer, em cima de um cavalo, o “Buratto Re delle Indie” que é uma efígie de madeira representando um guerreiro sarraceno.
Essas são só algumas das manifestação culturais da Toscana. Participe desses eventos e viva uma experiência única ao visitar essas cidades toscanas imperdíveis.
Fonte consultada e fotos: site do Visit Tuscany