Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

A pitoresca Stia

StiaHoje vamos falar de mais uma cidadezinha pitoresca desta linda região. Stia, desconhecida de muitos ela está localizada a uma altura de 441 m acima do nível do mar na província de Arezzo. Sua população é de aproximadamente 3.000 habitantes.

O primeiro documento escrito sobre a aldeia de Stia é datado de 1053 no Resumo Camaldolese onde pode-se ler a  “Plebe S. Mariae de Staia”. Em 1093 aparece novamente nas suas páginas uma citação de um  “casale de Stia”

Foi durante a Idade Média que a pequena Stia se desenvolveu. Em torno da Igreja e da praça principal a cidade foi dando forma juntamente com um dos castelos mais antigos dos Condes Guidi, o  então chamado de “Contea di Porciano”. Foi fortemente ligada à Firenze com os Médici e Habsburgo – Lorena.

Seu grande desenvolvimento se deu graças à lã, tornou-se uma grande centro de produção. Foi lá onde “nasceu” o famoso Panno Casentino, que é produzido e comercializado hoje por duas empresas locais. No entanto, hoje ela sobrevive do turismo.

Percorrendo a cidade temos vários lugares interessantes de serem visitados:

Piazza TanucciPiazza Tanucci, ela é o coração de Stia. Leva o nome do famoso estadista e iluminista do Reino de Nápoles Bernardo Tanucci nascido em Stia em 1698. Sua peça central é uma homenagem à Tanucci, uma bela estrutura de forma irregular cercado por arcadas. Uma caracteristica de todo o traçado urbano do centro histórico. Nela também podemos encontrar um afresco de Pietro Annigoni  retratando São Francisco, próximo à igreja românica de Santa Maria Assunta.

Pieve di Santa Maria Assunta, uma das igrejas românicas do alto Casentino. Vista da Piazza Tanucci, sua estrutura básica é do século XII. Seu interior mantem a nave românica original e duas naves divididas por colunas monolíticas.

Nela podemos ver as seguintes obras de grande valor artístico:

Santa Maria Assuntatrittico dell’ Annunciazione e Santi di Bicci di Lorenzo (1414)
Madonna col Bambino della scuola di Cimabue
Madonna col Bambino – terracotta bianca invetriata di Andrea della Robbia (1437-1528)
ciborio in terracotta policroma invetriata, opera della bottega dei Della Robbia (sec.XVI)
La cena di Gesù in casa del fariseo – Simone Ferri, 1596
Assunzione della Vergine – Maestro di Borgo alla Collina sec. XV
Crocifisso in legno dipinto sec.XVI
Predica del Battista – Olio su tela di Gian Domenico Ferretti (1692-1766)

Palagio FiorentinoPalagio Fiorentino. Localizado no centro da cidade o castelo foi construido em 1230 e completamente destruido em 1440. o prédio atual foi construido por Carlo Beni, autor do “Guida del Casentino”. Seu visual hoje possui o estilo neo-gótico com fachadas e escadarias que lembram o castelo de Poppi. Hoje o palácio abriga a Coleção de Arte Contemporânea e também é usado para grandes exposições e conferências.

Castello do Porciano, é um dos mais antigos castelos dos Conti Guidi e também um dos mais interessantes do vale por ser um raro exemplo de castelo torre. è famoso pelas memórias de Dante: a tradição diz que Dante foi mantido prisioneiro depois da batalha de Campaldino.Castello di Porciano

E também: o Oratorio della Madonna del Ponte, Chiesa di S.Lorenzo Dionisio a Porciano, Santuario di Santa Maria delle Grazie, Moinho di Bucchio, Castello d’Urbech, Chiesa di S.Andrea Corsini a Gaviserri, Chiesa di Santa Cristina a Papiano, Maestà di Montalto e Oratorio della Madonna del Ponte.

Além dos museus: Museo dell’Arte della Lana, Collezione d’Arte Contemporanea, Museo dello Sci, Collezione Ornitologica “Carlo Beni”, Museo del Bosco e della Montagna e Museo del Castello di Porciano

* fotos site da Comune di Stia

A pitoresca Stia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo