Você gosta de uma aventura imerso na natureza? Não tem medo de altura? Se suas respostas foram afirmativas tenho aqui uma atração imperdível na província de Pistoia: A Ponte Sospeso di San Marcello Pistoiese, ou Ponte Sospeso delle Ferrie, ou somente Ponte Sospeso.
Foi construída para encurtar a longa caminhada que os trabalhadores de Popiglio tinham que fazer todos os dias a pé para chegar à fábrica metalúrgica de Mammiano Basso. Projetada pelo engenheiro Vincenzo Douglas Scotti, Conde de San Giorgio della Scala, diretor da fábrica de rolamento mammiano Basso da Sociedade Metalúrgica Italiana, sua construção levou aproximadamente 2 anos, começando no ano de 1920, sendo realizada por cerca 30 operários do território, tendo entre eles o gerente da oficina Filiberto Ducceschi, responsável pela realização das obras na parte mecânica e também Cesare Vannucci, chefe dos pedreiros, responsável pelas obras de alvenaria e apoio. A usina metalúrgica foi fechada em 1931 para sempre, de modo que a ponte só foi usada por alguns anos para o propósito original.
Feita com estruturas que repousam sobre quatro cabos de aço mantidos em tensão, a ponte de pedestres mede 227 metros de comprimento, 36 metros de altura máxima no leito do rio e 80cm de largura. A estrutura liga os dois lados do córrego Lima que passa entre Mammiano Bassimo, no antigo município de San Marcello Pistoiese e Popiglio, no antigo município de Piteglio. Atualmente os municípios se uniram e agora passou a ser chamado de San Marcello Piteglio.
Em 1990 entrou para o Guinness Book como a ponte de suspensão de pedestres mais longa no mundo. Perdendo o título em 2006 para a ponte Kokone Yume, no Japão. Porém continua a ser a maior ponte tibetana da Itália. Ao longo dos anos passou por algumas reformas de consolidação e manutenção que a tornaram mais estável e resistente. Em 2014 ganhou iluminação noturna.
Agora como chegar a essa experiência incrível? Bem, se você estiver em Florença ela fica cerca de 90 minutos de distância. Pegue a estrada em direção à Pistoia e depois de uma subida de aproximadamente 40km e uma estrada cheia de curvas. Vá prestando atenção nas placas “Ponte Sospesa”. Há um estacionamento na entrada, tanto ele quanto o ingresso à ponte são gratuitos. Perto do estacionamento há um local ideal para piqueniques, mas se preferir também há a opção de comer comidas típicas Toscanas em um restaurante, o Laghetto.
Então, vamos nos aventurar? Ela é uma ponte muito segura, mas se você não quiser atravessa-la não precisa. A vista do entorno dela já vale a viagem. E isso acompanhado de comes e bebes em um delicioso piquenique entre amigos e/ou família, completa a felicidade.