Quando ouvimos o nome Pisa logo nos vem à mente a Torre inclinada na Praça dos Milagres. Mas Pisa é muito mais que isso. Uma cidade de arte e muito mais. Sua cultura está ainda muito presente no dia a dia dos seus habitantes.
E é no verão quando podemos ver eventos que nos remontam ao passado glorioso da cidade. Procissões históricas, eventos folclóricos, pessoas usando trajes de época. Aqui vamos mostrar 3 desses eventos imperdíveis.
- O Palio de San Ranieri
17 de junho, dia de San Ranieri padroeiro de Pisa. Neste dia durante a tarde os quatro bairros históricos da cidade competem em uma corrida de barcos, que remontam ao período medieval, quando outras competições aconteciam na cidade para comemorar a Festa da Ascenção de Nossa Senhora. Nesse tempo o Palio era em homenagem à Virgem Maria, apenas em 1718 ele passou a ser dedicado à San Ranieri.
Os barcos são compostos por oito remadores, um timoneiro e um cox. Correm lado a lado por 1500 metros pelo rio Arno, da da Ponte della Ferrovia ao Palazzo Mediceo antes de chegarem a um barco ancorado no rio, que marca a linha de chegada. Neste ponto o cox sobe um mastro de dez metros de altura e aperta o “ paliotto ” azul , o sinal da vitória. Dois outros, branco e vermelho, respectivamente, estão lá para reconhecer o segundo e o terceiro lugar. A tripulação que vem por último, enquanto isso, recebe um copo de papel para suas dores.
O final do Palio alude à batalha de Lepanto, quando a frota dos Cavaleiros da Ordem de Santo Stefano embarcou na nau capitânia turca e hasteou sua bandeira, que hoje é mantida na Chiesa dei Cavalieri de Pisa.
2. Gioco del Ponte
Realizado no ultimo sábado de junho, o Gioco del Ponte, ou Batalha da ponte. É o evento mais querido dos pisanos. Cada distrito da cidade envia “magistrados ” para enfrentar a Ponte di Mezzo, do lado norte ou sul do Arno, conhecidos respectivamente como Tramontana e Mezzogiorno.
As equipes fazem um cabo-de-guerra para puxar um “carrinho” por um trilho, especialmente colocado sobre a ponte. O concurso é precedido por um cortejo histórico, com os seus participantes, incluindo um cavalo, em trajes de época.
3. La Regata delle Antiche Repubbliche Marinare
Todos os anos em um dia entre o final de maio e o inicio de julho acontece em Pisa a Regata das Antigas Republicas Marítimas. Essa data não precisa acontece, pois o evento é realizado em rotação entre as cidades “rivais”, as quatro Republicas Maritimas: Amalfi, Gênova, Veneza e Pisa.
Após a regata acontece a procissão que relembra os personagens e os acontecimentos da história das quatro antigas cidades. Ela é composta por 320 figuras, 80 personagens representando cada república.
Em cada cidade a procissão remete a alguma historia de cada cidade, que na Idade Média prosperaram e espalharam cultura por toda a bacia do Mediterrâneo através da dominação militar e comercial.
A Procissão de Pisa remete à lenda de Kinzica de ‘Sismondi , uma heroína pisana, que segundo a tradição salvou a cidade da invasão dos sarracenos , percebendo, à noite, o perigo que a cidade corria.
Gostou de algum evento?
Então se você estiver em algum desses dias em Pisa, não deixe de participar!