As mais charmosas vilas das Terras de Pisa são pequenas jóias entre as montanhas que estão repletas de sabores, aromas campestres, torres e castelos. Os amantes da idade medieval não podem perder estas joias, aninhadas entre as colinas que cercam a cidade da Torre Inclinada.
Fique aqui com uma seleção das 10 cidadezinhas nas Terras de Pisa para visitar pelo menos uma vez na vida.
1. San Miniato
San Miniato é uma joia medieval localizada a meio caminho entre Pisa e Florença e é a parada perfeita ao longo da Via Francigena para saborear comidas deliciosas. Aproveite que é dela o titulo de capital da trufa branca!
O evento que você simplesmente deve participar é a Exposição Nacional do Mercado de Trufas Brancas, realizada todos os anos em novembro, quando caçadores de trufas, cozinheiros e jornalistas vêm provar as especialidades gastronômicas locais e comprar trufas.
2.Vicopisano
Vicopisano é uma pequena vila medieval nas montanhas de Pisa que preserva notáveis tesouros arquitetônicos. É maravilhoso ver que existe uma fortaleza medieval desenhada por Brunelleschi, dois edifícios medievais que datam do século XII, um castelo e 12 torres que datam entre os séculos XI e XV. A época do ano perfeita para visitar Vicopisano é o primeiro fim de semana de setembro, quando acontece a Festa Medieval, e toda a vila volta no tempo com trajes e gastronomia local.
3.Calci
Não muito longe de Vicopisano, encontramos a pequena e encantadora aldeia de Calci , rodeada de oliveiras e castanheiros. A sua principal atração é certamente o complexo monumental da Certosa di Calci , um dos mais importantes mosteiros da ordem cartuxa da Itália.
Fundada em 1366, Certosa di Calci foi completamente renovada no século XVII e transformada com afrescos, mármore e muito mais. Há também um amplo pátio onde se destaca uma fachada barroca, juntamente com muitas outras salas utilizadas como sacristia, capelas, biblioteca e farmácia. Hoje, uma ala da Cartuxa é hoje o Museu de História Natural da Universidade de Pisa.
4.Castelfranco di Sotto
Castelfranco di Sotto é uma vila histórica medieval criada como castelo em 1255 e localizada a cerca de 40 quilômetros a oeste de Florença e a cerca de 30 quilômetros a leste de Pisa.
A vila foi formada no período de lutas contínuas entre Guelfos e Gibelinos e entre as cidades de Pisa, Lucca e Florença. Ela ainda mantém o seu plano urbanístico centenário com duas estradas principais que se cruzam e conduzem às quatro portas, marcando quatro bairros idênticos.
5.Chianni
A aldeia toscana de Chianni, que existe desde os tempos dos primeiros assentamentos etruscos e romanos, era conhecida como uma área rica em florestas e caça: uma ‘vocação’ que chega até os dias de hoje.
Lá toda família sabe a receita secreta do javali com azeitonas, prato tradicional que é homenageado em outubro com a festa do mesmo nome. O evento é também uma oportunidade para provar os “outros” sabores do Chianni, como o ‘Marrone di Rivalto’ e o azeite extra virgem, dois excelentes produtos da região.
6.Terricciola
Outro lugar das Terras de Pisa que você deve visitar é Terricciola, interessante pela sua cultura e tradição vitivinícola. Nela você encontra eventos anuais muito querido por turistas e locais, como a festa do morango, a Noite Branca do Vinho e Calici di Stelle.
Como você já deve ter percebido o território produz excelentes vinhos que acompanham os pratos tradicionais.
7.Buti
Conhecida pelo Palio delle Contrade, Buti é uma joia nas colinas de Pisa. Na cidade você pode visitar a Villa Castel Tonini dos Medici, com vista para a cidade, a igreja românica de San Francesco e a da Ascensão, também conhecida como Santa Maria delle Nevi. Entre os produtos tradicionais do território experimente o azeite
8.Lari
A Vila de Lari é de origem etrusca e também está localizada nas colinas das Terras de Pisa. Estando nela não deixe de visitar o Castelo dos Vice-regentes, uma fortaleza protegida por majestosas muralhas que remontam ao início da Idade Média.
Em Lari também encontramos a pequena fábrica de massas Martelli que produz massas artesanais de sêmola. As vistas incríveis fazem de Lari um lugar adorado por casais que muitas vezes optam por celebrar seu casamento na região.
9.Palaia
As ruas de Palaia têm sido palco de inúmeras produções cinematográficas. Aqui foram filmadas algumas cenas dos filmes “A noite de San Lorenzo” e “Fiorile” dos irmãos Taviani e N- Napoleão de Paolo Virzì.
Além da vila etrusca de Palaia, outras cidades próximas merecem uma visita, como Toiano e Montefoscoli.
Toiano, é conhecida por ser uma das aldeias fantasmas da Toscana, enquanto em Montefoscoli há placas para o Templo Medico de Minerva: muitos estudos atestam que este edifício, além de ser um memorial utilizado como local de recreação e entretenimento, foi também um templo maçônico.
10.Peccioli
AVila de Peccioli premiada com a Bandeira Laranja do Italian Touring Club e é uma pérola da Valdera que vale a pena visitar.
O Palácio Pretoriano, por exemplo, abriga o interessante Museu de Ícones Russos, dedicado ao jornalista Francesco Bigazzi, correspondente de Moscou que doou sua coleção de ícones do século XIX e início do século XX ao Município de Peccioli. Peccioli também organiza muitos eventos culturais e teatrais, tanto para adultos como para crianças, incluindo o Tuscania Festival e o 11Lune.