Flavia Sbragia – Travel Designer

Travel Designer especialista em viagens personalizadas e experienciais para a Região da Toscana.

Torre Guinigi

imagem Lucca Tourism

Hoje, em mais um final de semana do nosso Especial Lucca, vamos falar sobre um ponto turístico da cidade, podemos dizer assim, bastante curioso. É a Torre Guinigi. Pronuncia-se o “gu” e depois o “i”, separadamente.

Muito famosa e conhecida por ser a “Torre das árvores”, ela faz parte do complexo, compreendido pelo palácio, ela (torre) e uma vila que hoje em dia é um museu, que antes pertencia à família Guinigi e atualmente faz parte da história e dos pontos turísticos de Lucca.

A família Guinigi foi, durante o século XIII, uma das famílias mais poderosas de Lucca, chegando até a liderar a cidade por um certo período. Eram dela as mansões entre as Vias Sant’ Andrea e Guinigi, que até hoje preservam, intacta, sua aparência medieval em estilo românico-gótico.

Como era comum naquela época, as famílias ricas da cidade sempre faziam junto às suas propriedades, grandes torres para mostrar todo o seu poderio. No início a Torre Guinigi não possuía as árvores tão características dela hoje em dia. Somente por volta dos anos de 1300 é que as árvores foram plantadas lá em cima para dar um aspecto refinado em uma das casas, já que ela não era a única torre existente na cidade.

árvores da TorreOpa! Eu disse árvores? Assim, no plural? É isso mesmo. Lá em cima você encontrará um pequeno jardim onde alguns carvalhos foram plantados, aproximadamente 7. Mas olhando lá de baixo ou em fotos feitas de fora para dentro, a impressão que se tem é que lá em cima há apenas uma grande árvore que cobre todo o seu topo. Hoje ela é considerada símbolo do Renascimento.

A Torre tem 45m de altura. E para subir não há mistério. São 25 lances de escada, totalizando 225 degraus. Todos fáceis de subir, pois são largos e nada íngremes. Somente no final da subida é que os antigos degraus deram lugar à uma estrutura de ferro que completa a subida ao topo da torre e são um pouco menores que os originais que ainda existem em boa parte da subida.

E para quem acha que essa subida é muito trabalho por nada aí vai a compensação. Lá de cima além de poder admirar toda Lucca antiga com suas muralhas, torres, anfiteatro e catedrais, há também a paisagem das montanhas que circundam os horizontes Luccheses. Ao noroeste, os Alpes Apuanos; Os Apeninos para o nordeste e Monte Sul Pisano

Além, é claro, de ser agraciado com uma boa sombra e frescor dos ventos para poder admirar toda a espetacular paisagem Toscana com todo a calma que o momento merece.

Para terem uma ideia de como é estar na Torre e a vista que se tem de lá,  entrem no site Italy Guides que tem algumas fotos em 360º da Torre, de Lucca e outras cidades italianas.

A Torre Guinigi está localizada na Via Sant’Andrea, 45 Tel.336 203221 – 0583 316846
Horário de Abertura:
Março: de 9 às 19h
Abril/Maio de 9 às 21h
De Junho até 15 de setembro de 9 às 00h
De 16 setembro a 31 outubro de 9 às 21h
De novembro a fevereiro de 9.30 às 18h

Torre Guinigi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo